Como configurar a faturação na Hostkit
Devido aos requisitos legais da Autoridade Tributária, cada fatura tem de ser emitida em série, a que por sua vez tem de ter um ATCUD (Código Único de Documento) atribuído pela própria Autoridade Tributária.
Dito isto, para criar uma série de faturação, é necessário conectar o Portal das Finanças. Mas não se preocupe, a Hostkit só necessita de 3 permissões, como tal é recomendado a criação de um utilizador só para este fim.
Passo 1: Criar conta de faturação
Na sua Hostkit, clique no menu lateral Alojamentos. Dentro dos seus alojamentos, no separador da Faturação, adicione o seu NIF ou NIPC e grave o alojamento. A Hostkit irá criar uma conta de faturação.
Passo 2: Criar utilizador no Portal das Finanças
Clique aqui para saber mais, passo a passo, como criar um utilizador no Portal das Finanças.
Assim que tiver criado o sub-utilizador, clique no menu lateral Faturação e depois em Config. No separador do Portal das Finanças, insira as credenciais do utilizador que acabou de criar e grave as configurações.
Passo 3: Criar série de faturação
No mesmo menu lateral da Faturação, clique em Séries -> Nova série. Dê um nome à sua série, exemplo 2023, 2023HK, OMEUAL etc, insira o CAE se desejável e clique em guardar.
E já está. Se depois de clicar guardar, aparecer um ATCUD na lista das suas séries, significa que a conexão foi feita com sucesso e cumpriu com os requisitos legais.
Passo 4: Criar produtos de faturação
Depois de criar a sua série, é necessário criar produtos de faturação. Por exemplo: Estadia a 6% e Taxa de Limpeza a 23%.
Passo final: Mapear alojamentos
Depois de criar a série e os produtos de faturação, tem de mapear os mesmos dentro do seu alojamento (separador Faturação) como pré-definido. Este passo é , sendo que cada alojamento na Hostkit é independente.
Clique aqui para saber mais, passo a passo, sobre como funciona a faturação automática da Hostkit.