Como faturar a Taxa Municipal Turística na Hostkit
Na Hostkit, a faturação da Taxa Municipal Turística (TMT) pode ser feita de duas formas. Como linha de faturação (o expectável) ou como linha informativa na fatura.
Porquê linha informativa? Por duas razões. Primeira, ainda existem (infelizmente) municípios que cobram TMT, mas recusam-se a emitir recibos sobre a coleta da mesma. Segunda, ENIs em regime simplificado de IRS não podem abater a TMT como custo, sendo a TMT declarada como rendimento implicaria mais impostos de um rendimento que não lhes pertencem.
Na Hostkit, a TMT é sempre faturada on top do valor total da reserva. Se usa Channel Manager, deve ativar a opção "Deduzir TMT do PMS" no menu Minha conta. Se usa importe mágico, deve ativar a opção "Deduzir TMT" no seu alojamento (definições do importe mágico), caso contrário a TMT poderá ser faturada a duplicar.
Opções para faturar a TMT na Hostkit:
Se o processamento da TMT estiver activo e NÃO tiver um produto de faturação com ID chamado TMT, incluímos apenas uma linha informativa nas faturas sobre o montante colectado.
Se o processamento da TMT estiver activo E tiver um produto de faturação com ID chamado TMT, incluiremos nas faturas o TMT como linha de faturação.
Passo 1: Adicionar o produto TMT, clique em Faturação -> Produtos
- ID: TMT
- Tipo: Taxa
- Descrição: Taxa Municipal Turística
- IVA: 0% (Isento)
- Isenção do IVA: M99
Passo 2: Ativar o processamento da TMT nos alojamentos
Faturar TMT via Hostkit, significa que será a Hostkit a fazer os cálculos do valor total com base nos dados dos hóspedes. Se os dados dos hóspedes não existirem, é assumido que todos os hóspedes são adultos.
Faturar TMT via reserva (Channel Manager / Importe mágico), significa que será usado o valor que o Channel Manager ou a Airbnb nos envia.
Faturar TMT via taxas adicionais (Channel Manager), significa que será usado o valor que o Channel Manager nos envia nos extras das reservas (disponível somente em alguns Channel Managers).
Saiba mais aqui sobre todas as configurações e opções disponíveis sobre a TMT na Hostkit.
IMPORTANTE: Uma vez que Airbnb coleta e entrega a TMT diretamente aos municípios de Lisboa e Porto, deve assim ativar a exclusão da faturação da TMT para a Airbnb no seu alojamento -> Taxa turística -> Plataformas (excluir).